GYOZA
Lámen, gyoza, kimuchi, curry rice são amplamente consumidos no Japão, e apesar de virem de outros países, por lá desembarcaram e ficaram. Existe até uma versão japonesa para o pão de ló de Portugal, chama-se Castela e é feito há mais de 400 anos, mas essa receita fica para uma próxima postagem.
Gyoza é um dos meus pratos favoritos. A massa fininha e parcialmente crocante envolvendo um recheio condimentado e suculento é uma deliciosa explosão de sabores.
A mistura de algumas folhas, cogumelos, gengibre, alho e carne de porco é simples, mas faz a sua magia e torna qualquer refeição uma festa. Por ser tão complexo, funciona muito bem como
prato principal, basta gohan e misoshiro para acompanhar. Dá para fazer também só com
verduras,sem comprometer o sabor final, às vezes é assim que eu faço quando não estou com vontade de comer carne.
Fazer gyoza é bem rápido, uma vez que você consiga se organizar na cozinha e não necessite fazer massa ( fico bem feliz em já poder comprá-la pronta aqui no Brasil). A quantidade de folhas pode assustar mas, como temos que retirar o excesso de água antes de misturar aos demais ingredientes, o que sobra é apenas uma pequena porção. Não aconselho trocar a carne de porco por outro tipo de carne moída. Eu já testei, perde-se o sabor e o interior fica ressecado, é melhor ficar com porco ou vegetariano mesmo.
O que pode complicar é fechar o gyoza, basta um pouquinho de treino e consegue-se fazer rapidinho. Coloque um pouco de recheio no centro da massa, Com o dedo mesmo, passe água na borda e fazendo pregas feche o gyoza.
GYOZA
(rendimento 20~24 unidade)
10 FOLHA DE ACELGA
5 FOLHAS DE REPOLHO
1/2 MACINHO DE CEBOLINHA
200 GR DE CARNE DE PORCO MOÍDA ( de preferência com um pouco de gordura)
4 COGUMELOS KIKURAGUE OU
2 COGUMELOS SHITAKE
1 COLHER DE CHÀ DE ALHO PICADO
2 COLHERES DE CHÁ DE GENGIBRE RALADO
1 COLHER DE CHÁ DE SAL
2 COLHERES DE SOPA DE SHOYU
1 COLHER DE SOPA DE MIRIN
1 COLHER DE SOPA DE AMIDO DE MILHO
1 PACOTE DE MASSA PARA GYOZA
tempero para servir gyoza
4 COLHERES DE SOPA DE SHOYU
4 COLHERES DE SOPA DE VINAGRE DE ARROZ
1/2 COLHER DE CHÁ DE RA-YU (óleo de gergelim apimentado)
Coloque as folhas para cozinhar em banho-maria por dez minutos, contados à partir do início da fervura. Passe as folhas em água fria. Retire o talo grosso do repolho. Empilhe as folhas uma sobre as outras ordenadamente, corte no sentido do comprimento, em tiras e novamente na perpendicular bem fininho. Esprema bem com as mãos, retirando o máximo de água. O que resta é um punhado de massa verde, e é assim mesmo. Pique os cogumelos. Junte os demais ingredientes do recheio e misture tudo. Pegue um círculo de massa e coloque uma colher de sobremesa cheia de recheio no centro. Com a ponta do dedo passe um pouquinho de água na borda da massa, sem encharcar. Coloque a massa sobre uma mão e com a outra vá fazendo pregas em torno, procurando acomodar o recheio nesse "bolsinho" (ver fotos do passo a passo acima). Mentalmente divida a borda da massa em três, um terço fica liso( parte de trás), dois terços são pregueados. Para fritar/cozinhar o gyoza, em fogo alto, aqueça bem uma frigideira antiaderente com duas colheres de óleo. Na minha frigideira de 24 cm eu consigo colocar duas fileiras com cinco gyozas cada. Deixe fritar por 30 segundos e então coloque 50 ml de água. Tampe imediatamente e deixe a água secar. Quando começar a chiar, vire para tostar do outro lado, conte 30 segundos, coloque água e tampe. Quando chiar de novo, estará pronto para servir.
Faça um molhinho misturando o shoyu, vinagre e ra-yu e distribua em tigelinhas individuais.
Comentários
Postar um comentário